top of page
  • Foto do escritorThiago Oliveira

Shin Megami Tensei IV

Atualizado: 7 de mar. de 2023



Nesse texto pretendo contar um pouco da criação da franquia smt e a minha experiência com smt iv. Antes de tudo, deixo aqui um agradecimento ao meu amigo Franco, que me ajudou muito a me achar nos jogos e me deu várias dicas no smt iv.


Origens: Shin megami tensei é uma sequência de megami tensei, que é um rpg de turno baseado no romance escrito pelo autor Aya Nishitani, que ganhou até uma versão em anime em 87, nunca cheguei a ler novel ou ver o anime, mas pretendo ver/ler em breve.




O primeiro jogo conta a história dos estudantes do ensino médio Akemi Nakajima e Yumiko Shirasagi combatendo as forças de Thor, desencadeada por um programa de invocação de demônios criado por Nakajima. A jogabilidade apresenta masmorras em primeira pessoa e batalhas por turnos e negociação com demônios.

















Já a sequência, tem um enredo original se passando em "20XX", 35 anos após um apocalipse nuclear que devasta o mundo e abre permanentemente um portal para o mundo demoníaco de Atziluth. A humanidade é forçada a sobreviver em bunkers subterrâneos.


















Megami tensei 2 foi um sucesso, aclamado pela crítica, com todo esse sucesso, uma continuação era certa, foi assim que em 92 era lançada uma nova sequência e ao mesmo tempo uma nova franquia, nascia Shin Megami Tensei, a jogabilidade usa uma navegação em primeira pessoa de masmorras e batalhas por turnos contra demônios. O jogador pode recrutar demônios como aliados falando com eles, em vez de lutar contra eles, de dois a três demônios podem ser fundidos para criar novos demônios. A história segue um protagonista nomeado pelo jogador que vive em Tóquio, no futuro próximo. Quando um portal para o reino dos demônios é aberto acidentalmente por um cientista chamado STEVEN e é mantido por um comandante chamado Gotou, que acredita que demônios e humanos podem coexistir. Foi muito bem recebido, mas criticado pela dificuldade.


















Com o sucesso, veio mais uma sequência smt 2 em 94, a jogabilidade compreende exploração em primeira pessoa de masmorras e batalhas contra demônios; o jogador também pode escolher falar com os demônios e tentar recrutá-los para seu grupo. Ao fundir vários demônios aliados, o jogador pode criar demônios mais poderosos. A história se passa décadas após o primeiro Smt, se passando em Tokyo Millennium, que é governada por religiosos de uma unidade chamada Centro. O jogador assume o papel de um gladiador que descobre ser o messias, e é enviado em missões ao redor de Tokyo Millennium para erradicar demônios e se preparar para o Reino Milenar. O enredo é influenciado por escolhas que o jogador. Foi muito bem recebido pela crítica, sendo garantida mais uma sequência, é um clássico atemporal, claro que algumas coisas dataram, mas é muito mais jogável que o smt1, aqui foi quando a franquia começou a dar sinais do seu potencial.




















Foi então que em 2003 veio o aclamado, amado, referenciado, um clássico e considerado uns do melhores rpg de todos os tempos Shin Megami Tensei III: Nocturne. Em nocturne seguimos um estudante do ensino médio na Tóquio dos dias modernos, que é transformado no demônio Demi-fiend depois que o mundo passa pela Concepção, um evento apocalíptico desencadeado por um culto sinistro para desencadear o renascimento do mundo em uma nova forma. Com Tóquio transformado em um Mundo Vórtice cheio de demônios, o Demi-fiend se torna instrumental para os esquemas das Razões, seres que buscam refazer o mundo à sua imagem, e Lúcifer, o senhor dos demônios. A jogabilidade usa um sistema de batalha baseado em turnos baseando na exploração de fraquezas e um sistema de recrutamento de Demônios que permite ao jogador recrutar demônios encontrados no Mundo Vortex para lutar ao lado deles. Foi muito aclamado, tendo recebido várias críticas classificando-o como perfeito e recebendo vários prêmios por suas qualidades, figurando sempre em ótimas posições.















Antes de encerrar, vale dizer que durante esses anos a atlus produziu vários outros games off de smt, como por exemplo Devil Summoner: Raidou Kuzunoha vs. King Abaddon, o qual eu tenho muita vontade de jogar, dessa maneira dá para dizer que smt é uma franquia de franquias, ela é muito extensa e viaja por vários gêneros desde RPG de turnos à jogos de dança.
















Shin Megami Tensei IV: Após uma década desde nocturne, vinha smt iv, a razão para essa demora foi que a empresa se destacou em outros título também, o que dificultou a produção do quarto jogo, seu desenvolvimento começou em 2009, com a intenção de realizar o desejo do fãs que queriam um título numerado, e assim em 23 de maio de 2013 era lançado o smt iv, agora, após toda essa introdução vou contar a minha experiência.


















Enredo: A história se concentra em Flynn (é possível renomear), um samurai que protege o reino medieval de Mikado de ataques de demônios hostis. Quando um misterioso Samurai Negro começa a transformar a população em demônios, Flynn e três companheiros são enviados para capturá-la. A perseguição do Samurai Negro arrasta Flynn e seus companheiros para tokyo, uma cidade coberta por uma cúpula de rocha que está na noite eterna. É importante mencionar, a existência de mais três personagens: Walter, Jonathan e Isabeau, não posso entrar muito sobre eles porquê contém muitos spoiler sobre coisa importantes, mas vou introduzir um pouco cada um:

Flynn, o protagonista:


Não tem muito o que falar, ele é uma folha em branco e o jogador vai preenchendo com o tempo.



















Walter:


Um jovem muito boca aberta, tendo uma natureza mais de liberdade, apesar da personalidade e do comportamento, ele tem um coração bom, carinho e acredita em fazer o melhor. Eu amo o Walter, ele é muito engraçado e me fez rir várias vezes, mas é focado quando precisa, um dos momentos mais inesquecíveis foi ele usando Agi (magia de fogo) no minotaur, um boss de fogo.





















Jonathan:

Bonito, educado, gentil, um mediador natural, é uma pessoa que segue as regras, que faz o que é mandado fazer. Amo o Jonathan também, ele é todo engomadinho e certinho e as cenas que protagoniza com o Walter, são ótimas.














Isabeau:


Linda, perfeita, anjo, santa, rainha, musa, princesa, gatinha, fada, querida, bela, fofa e maravilhosa. Vigorosa com uma mente forte, ela é obstinada, mas digna. Abertamente a minha personagem favorita, amo ver ela falando sobre mangás.

"The one I'm reading currently takes place in a fictional kingdom known as France."

—Isabeau, Shin Megami Tensei IV











Gameplay: A navegação ocorre tanto na perspectiva de terceira pessoa com ambientes renderizados em 3D quanto em um mapa do mundo superior em 2D. No mapa do mundo superior, os ícones representam o grupo do jogador e os demônios inimigos. As batalhas acontecem a partir de uma perspectiva de primeira pessoa, com o inimigo visível na tela superior e o status do grupo e comandos na tela inferior. Os personagens ficam mais forte e avança ao completar missões; eles também ganham macca, uma moeda do jogo para comprar itens e equipamentos.

Os inimigos vagam pelos ambientes que Flynn explora. Uma batalha começa quando Flynn ataca um inimigo (concedendo uma vantagem ao jogador), um inimigo colide com Flynn de lado ou por trás (concedendo a vantagem ao inimigo), ou quando eles se chocam de frente. Na batalha, o jogador controla Flynn e três demônios, com um personagem de suporte humano controlado por IA.


A jogabilidade de smt iv é uma delícia e viciante, no começo pode parecer chato, mas logo embala, gastei horas recrutando demônios ou só farmando XP. O sistema de recrutando demônios funciona assim: Ao entrar em uma batalha seja ganhando o primeiro turno ou depois do turno do inimigo, você ganha a opção talk, com ela você pode tentar convencer um demônio a se aliar a você, geralmente eles pedem item ou dinheiro em troca, também é possível que demônio pare o ataque e comesse a pedir coisas, o que me lembra esse vídeo:


Dificuldade e sistema de morte: Não vou mentir, smt iv tem uma dificuldade amarga nas primeiras horas, você é colocado na primeira dungeon e boa sorte para recrutar demônios, sobrevier e conservar mana e vida para batalhas importantes, tendo em vista que demora um pouco para liberar as vendas de itens de cura, além que custa muito macca tais itens. Além disso, se você perde o primeiro turno existe a possibilidade alta de morrer, mas não é o tempo todo assim, as dificuldade só vem com força mesmo nas bosses fight, essas lutas testam o aprendizado do jogador, se você dominar o press turn (o texto de smt 3 explica esse sistema) não ira passar por tanta dificuldade, podendo ate queijar algumas lutas, claro que em alguns momentos depende da sorte e você pode ficar assim:


A dificuldade é selecionável em smt iv, então se a barra realmente ficar pesada você pode trocar a dificuldade.

Os temas: Smt mexe com muitos temas que são considerados tabus aqui no ocidente como: cristianismo, satanismo, homossexualidade, abandono, abusos, perseguição, guerra, etc. o jogo por vários momentos te aprestam três caminho: O caminho dos deuses que representa a ordem e paz, porém não há liberdade, os humanos são todos controlados para viver em paz; o caminho dos demônios que representa a liberdade e o livre arbítrio, mas aqui os fracos são destruídos e não tem direito a viver, por fim a caminho da neutralidade que não se apega a nenhum do lados, no entanto aqui a humanidade já está fada a destruição, pois ela mesmo se autodestróis, então é difícil pensar em uma rota sem quebrar alguns princípios seus.


Conclusão: Shin megami tensei iv, foi o primeiro smt que joguei e a experiência foi sensacional, eu ri, fiquei tenso, fiquei perdido e indeciso. A dificuldade não foi um obstáculo, mas sim um elemento que me fez pensar e refazer tudo até dar certo, eu não recomendaria ele para alguém que nunca jogou rpg de turno, mas sim para pessoas que já são experientes no gênero e que não tem problemas com temas abordados pelo jogo. Agora vou ficar esperando smt 3 entrar em promoção na psn, visto que ele tá muito carinho, no meu auge até tentei emular no celular, mas não deu certo, abaixo o print da minha tentativa.










178 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page