top of page
  • Foto do escritorThiago Oliveira

O injustiçado Rule of Rose.


Atenção: O texto toca e comenta assuntos sensiveis, fica o alerta de gatilho

O horror novamente, com certeza o gênero que mais gosto de escrever, como já disse em outros textos, também sou muito fissurado em jogos de terror, talvez só perdendo para JRPG, rotineiramente costumo pensar sobre o nascimento desse gênero nos jogos, no meu entendimento, tudo começa com Alone in The Dark (PC), sendo ele a figura importante para o surgimento das franquias famosas que conhecemos hoje, depois temos o Clock Tower (SNES) um terror de point and click muito focado na narrativa com vários finais e também por possuir um perseguidor, por fim, Resident Evil e Silent Hill (PS1) que são os mais conhecidos atualmente, sendo que Resident Evil uma franquia gigantesca com oitos jogos na sua linha principal e Silent Hill voltando ao cenário com os vários anúncios que tivemos recentemente, tudo isso cumula nos jogos de PS2.


O Playstation 2 marcou grande títulos de horror como: Resident Evil 4, Silent Hill 2, Siren, Fatal Frame e muito outros, porém nesse meio de jogos marcantes alguns que tinham grande potencial acabaram caindo no esquecimento ou não foram tão aclamados na época, mas hoje são considerados clássicos, por exemplo: Haunting Ground, que foi totalmente ofuscado pelo lançamento de Resident Evil 4, engraçado que ambos os jogos são da Capcom e mesmo assim ninguém percebeu o erro desses lançamentos muito próximos. Um outro jogo que passou por essa obscuridade é Rule of Rose, foi lançado em 19 de janeiro de 2006 no Japão onde foi bem recebido; em 12 de setembro de 2006 a Atlus publicou o jogo nos Estados Unidos, por fim em 03 de novembro de 2006 na Europa pela 505 GameStreet, e é aqui que mora o problema e possivelmente o motivo da obra de ter sido enterrado no Playstation 2.


Desenvolvido pela Punchline, estúdio japonês pequeno e que só possui dois jogos até hoje, Rule of Rose fui proposto para ser um jogo de terror psicológico bebendo de muita influência de Silent Hill, com uma boa recepção no Japão, tanto nas criticas, quantos nas vendas, levou ele a ser publicado ao redor do mundo, a mídia ocidental não reagiu bem ao temas que obra aborda, além de todos os exageros que esse tipo de jornalismo produz, alegando que o jogo mostrava violência infantil e romances entre crianças do mesmo sexo, tudo isso resultou boicote ao jogo ao ponto dele ser banido em determinado países, claro que isso refletiu sobre as vendas e o jogo caiu no esquecimento, mas sobre o que se trata rule of rose?



Acompanhamos a protagonista Jennifer em um local rural da Inglaterra em 1930, iniciamos em um ônibus, Jennifer é acordada por uma criança que entrega um livro em branco e corre para a saída, a protagonista o segue até um orfanato no interior daquela região, daqui para frente acompanhamos uma serie de situações bizarras, onde a protagonista é cada vez mais humilhada e agredida, a personalidade da Jennifer é fraca, ela não se impõe, aceita tudo que é imposto, muito passiva e assustada, a principio, as antagonistas são meninas do orfanatos que formam o clube das aristocratas do giz vermelho, como o nome já diz, trata-se de um hierarquia onde quanto mais acima, mais você manda, a líder é titula de princesa, depois as classes refinadas (duquesa, condessa e baronesa), por fim as classes baixas (pobre e mendigo), contra sua vontade Jennifer é forçada a participar do clube sendo a principio uma mendiga, razão pelo qual as outras meninas a tratam tão mal, isso é uma sinopse básica sobre o jogo, para chegar ao ponto que desejo transmitir infelizmente terei que dar a spoiler sobre o enredo do jogo, então a abaixo irei narrar os eventos do jogo, fica o aviso.


Jennifer, vivia feliz com seus pais quando garotinha, realizou uma viagem para índia em um dirigível, durante a viagem ocorre uma forte tempestade ocasionando em um acidente que deixa apenas Jennifer viva. Após o acidente, um homem chamado Gregory M. Willson adotou-a, Gregory é um rapaz muito perturbado com a morte de seu filho Joshua e acaba tratando Jennifer pelo nome do falecido filho, vestindo ela como um menino e deixando ela trancada em sua casa. Jennifer, perdeu sua memória, ela não lembra nada além do seu nome e que perdeu seus pais num acidente. Ela não sabe de onde veio e quem foi sua família, tudo que Jennifer tem é Gregory, desta forma a menina não liga de ficar presa com ele já que estará fazendo companhia ao homem que a salvou.


Em determinado momento, Jennifer começa a receber visita de uma garotinha chamada Wendy, ela mora no orfanato próximo, Wendy entra em contato com Jennifer a chamando de Joshua achando que é um menino, já que Gregory sempre a tratava como seu filho. Jennifer esclarece que na verdade é uma menina e conta sobre o filho de Gregory. Na vila todos habitantes, menos Jennifer, sabem dos rumores a respeito de desaparecimentos de crianças, dizem que um homem estaria sequestrando e se alimentando das vítimas, preocupada, Wendy planeja resgatar Jennifer, em sua cabeça Wendy seria a princesa e Joshua seria o príncipe que ela salvaria. Wendy então propõe uma promessa onde as duas viveriam felizes para sempre, Jennifer concorda e faz a promessa.


Wendy consegue pegar o revolver que Gregory possuía sem que ele percebesse e acaba libertando Jennifer, ela ficou cerca de 9 meses no cativeiro de Gregory, mas por bondade e inocência ela não denuncia o homem que a manteve presa. Jennifer foi levada para o mesmo orfanato de Wendy, o orfanato Jardim de Rosas, no início Jennifer ficou bastante assustada com o comportamento de algumas colegas do orfanato, por conta do clube das aristocratas, nesse ponto acho importante aprofundar mais sobre o clube, então abriremos um tópico só para ele:


- Red Crayon Aristocrat Club


(da esquerda para a direita): Amanda, Diana, Meg, Eleanor, Susan e Olivia


"Realmente não importa o que você diz. Sabe, Jennifer, na verdade só existem dois tipos de pessoas no mundo: as que recebem ordens e as que as dão. E a partir de agora quem manda sou eu. Não é justo? Bem, querida Jennifer, nada é justo aqui. Você seguirá minhas ordens, pois eu sou o Príncipe, e o Príncipe manda!" - Wendy para Jennifer


Historia:

O clube nunca existiu de verdade até Wendy apresentar todos os órfãos aos rumores do Stray Dog. Ela contou a eles a história do Stray Dog atraindo crianças para fora do orfanato com doces e comendo-as quando tem chance. Com medo do 'animal', as crianças concordaram em fazer exatamente o que Wendy disser, e assim Wendy se tornou a Princesa da Rosa. O Aristocrat Club foi supostamente criado um pouco antes de Jennifer ser apresentada, e quando Wendy e Jennifer ("Joshua" na época) se tornaram amigas íntimas, Wendy fez de Jennifer seu Príncipe da Rosa. Jennifer não sabia que havia um clube de verdade, já que não tinha estado no orfanato, mas aceitou de bom grado.


Wendy trouxe Jennifer para o clube e, embora Jennifer tivesse que começar de baixo, Jennifer ficou feliz em fazer amizades com a ajuda de Wendy. Porém, quando Jennifer apresentou um cachorrinho chamado Brown, Wendy ficou insuportavelmente ciumenta e disse aos outros membros para tratá-la mal para que ela desistisse do seu cachorro, Jennifer suportou várias formas de bullying ao longo dos meses. Isso acabou levando ao assassinato do cachorro pelos aristocratas, que convidaram Jennifer para seu "funeral" no Club Room. Jennifer, cansada, finalmente se defendeu e disse a eles o quanto as odiava e que ela era o oposto dos aristocratas. Isso também resultou na perda da amizade de Wendy com todos no orfanato, especialmente com Jennifer que a repreendeu, isso fez com que Wendy perdesse o cargo de princesa e acabou sendo expulsa do clube.


Membros:

Wendy

Diana

Eleanor

Meg

Amanda

Jennifer

A mais membros, mas não vale a pena comentar, então vamos deixar de fora.


Social Rank:



Devido às mentalidades elitistas e complexos de superioridade da "Classe Refinada", o clube é dividido em classes.


Classe Refinada:

Príncipe e Princesa da Rosa Vermelha (Joshua e Wendy, respectivamente)

Duquesa Diana

Condessa Leonor

Baronesa Meg


Classe baixa:


Pobre Amanda (mais tarde alterada para Irritante Jennifer)

Mendiga Jennifer (mais tarde alterado para Miserável Amanda)

Depois que Jennifer localiza Peter, ela é promovida enquanto Amanda é rebaixada.


Regras e Rituais:


Qualquer um que desobedecesse a qualquer uma das Regras da Rosa sofrera consequências terríveis e penalidades. A maioria dessas punições é inventada e executada pela Baronesa, Meg.


2°A Aristocracia deve sempre seguir as instruções do Príncipe e da Princesa da Rosa, e todas as regras, regulamentos e informações do Príncipe e da Princesa, devem ser lidas pela Baronesa.


3° A Duquesa, Diana tem permissão para comandar qualquer um abaixo dela.


4° O príncipe e a princesa querem presente todos os meses, quem não der presente será punido pela escolha da baronesa.


5° Há penalidades severas para quem não obedece às regras.


6° Se alguém da aristocracia desobedecer ao Príncipe ou à Princesa da Rosa, será punido pelo Stray Dog.


- The Rule of the Rose:


Diz-se que a Regra da Rosa é um voto eterno feito pelas jovens do clube de nunca se separarem. Dizem que o voto é feito por garotas que anseiam por amor mais do que qualquer outra coisa. Este voto é de onde o jogo tira seu nome.


- Monthly Gift:


O Gift Monthly é um ritual onde cada membro deve encontrar um item específico e doá-lo para a Gift Box antes do final do mês. Se o item da pessoa não foi dado, ela é punida ou rebaixada.


- Punições:

As punições são criadas pela Baronesa (Meg). A aristocracia tem o poder de punir seus membros sempre que eles deixarem de trazer um presente a cada mês, ou se um membro desobedecer a qualquer uma das regras, caso um membro inferior for promovido, o membro rebaixo é punindo. Por exemplo, no capítulo de Sir Peter, Jennifer é promovida do posto de mendiga para irritante, rebaixando assim Amanda ao posto mais baixo da aristocracia. Diana força Jennifer a enfiar um pedaço de pau com um rato morto no rosto de Amanda como punição.


O Onion Bag é uma punição em que o punido é enfiado em um saco. A aristocracia então encontrava vários itens nojentos, como insetos, animais mortos, comida estragada, e os jogava na sacola.


Daqui para frente voltamos a falar do enredo principal, levando em consideração que falei no tópico acima sobre Jennifer e Brown


Em segredo, Wendy se veste de Joshua e passa a manter contato com Gregory, o homem está muito perturbado e a beira de cometer suicídio, Wendy se aproveita da fragilidade emocional de Gregory e começa a domestica-lo como se fosse um cão, isso mesmo, ele fica de quatro e ela coloca uma coleira nele como se fosse um cachorro. Martha Carol que é a cozinheira do orfanato percebe as mudanças bruscas nas ações de Wendy e acaba vendo a menina com o perigoso suspeito sequestrador de crianças e tenta avisar o policial local Anthony Doolittle, porém ela não foi levada a sério.


O diretor e professor Hoffman também notou algumas das atitudes duvidosas das crianças do orfanato e até mesmo em Diana que é uma de suas preferidas, Hoffman a princípio é visto como um bom e generoso professor, pelo menos é essa a imagem que ele tenta passar. Hoffman adora falar pelo rádio comunicador do orfanato e dar ordens para a correta execução dos deveres dos órfãos, principalmente a limpeza do casarão. Todos sabem que ele sempre recita o nome das crianças em ordem de preferência e muitas delas fazem o possível para receber a atenção que merece dele. O professor chega a usar os rumores do sequestrador de crianças, o chamado stary dog, para impulsionar as crianças a fazer a limpeza, de acordo com ele quem não fizesse a limpeza seria levado pela besta e voltaria como um monstro para completar a limpeza, o plano funcionou muito bem. O diretor do colégio tem muitos segredos e há desconfiança de que ele abusa sexualmente de Clara uma das órfãs que possui um semblante triste e está sempre agindo de uma forma submissa e defensiva quando está perto do professor, além de ser bem nítido que ele abusa da Diana.



O que se sabe mesmo é que ele tinha planos de deixar Clara no orfanato para sempre adotando ela. O senhor Hoffman chegou até a atribuir a culpa de todos os problemas na chegada da nova órfã Jennifer, desta forma o nome de Jennifer nem sequer é citado pelo rádio comunicador que ele sempre usa, ela possivelmente chegou a descobrir alguns dos seus segredos e agora ele está numa situação delicada, tanto que ele planeja até fugir do orfanato. Hoffman também tem uma coleção de pratos, ele os adora tanto que brinca com eles no sótão quando ninguém está por perto.


Wendy não parou com suas brincadeiras de mau gosto, ela persuadiu Diana a culpar Jennifer por ter rasgado uma carta de amor que Meg tenha escrito quando na verdade foi a própria Diana que rasgou por não suportar a Meg.


Jennifer também foi culpada por ter sequestrado o pássaro vermelho de Elenor que ficava sempre em sua gaiola, supostamente o pássaro seria somente um boneco de pano, mas para Elenor ele representava esperanças que ela perdeu friamente sem derramar uma lágrima.


Wendy se abala (depois de apanhar de Jennifer, por conta da morte de Brown) e saí correndo aos prantos, o mundo dela estava devastado, ela se sentia traída e humilhada.

Após o ocorrido, todas as meninas do clube passam tratar Jennifer como a atual Princesa, afinal de contas, Wendy não tinha mais condições de lhes governar.

Completamente desgovernada e furiosa com o ocorrido, Wendy leva Gregory ao orfanato

Gregory está completamente desequilibrado, agindo como um cachorro e assassina as crianças do orfanato, durante o ataque Wendy percebe que fez uma grande besteira, mas é tarde demais, a única que sobreviveu ao trágico ataque foi Jennifer que estava escondida dentro do relógio no casarão, Gregory se mata com sua própria arma após o ataque.


Voltando ao questionamento inicial, sobre o que se trata Rule Of Rose? agora é fácil de responder, trata-se de reviver o passado e enfrenta-lo, é muito possível que a Jennifer ainda está sonhando no ônibus, nesses sonhos relembrando a sua infância perturbada e traumática.


O inquietante, o estranho familiar ou a inquietante estranheza é um conceito freudiano que se refere a algo (ou uma pessoa, uma impressão, um fato ou uma situação) que não é propriamente misterioso mas estranhamente familiar, suscitando uma sensação de angústia, confusão e estranhamento - ou mesmo terror - que remonta àquilo que é desde há muito conhecido. É a ruptura na racionalidade tranquila, o "desenterro" de um velho trauma.


Para Freud, o homem está num estágio de desenvolvimento em que superou as crenças animistas. São duas as categorias do estranho: (1) quando “acontece realmente em nossas vidas algo que parece confirmar as velhas e rejeitadas crenças”; (2) “provém de complexos infantis reprimidos”. Enquanto a primeira acontece quando vem à luz algo “superado”, a segunda se dá quando algo “reprimido” emerge e nos atinge.


Diz-nos Freud numa dada altura do texto:

O inquietante que se vivencia depende de condições muito mais simples, mas abrange casos muito menos numerosos. Creio que ele se enquadra plenamente em nossa tentativa de solução, que sempre remonta a algo reprimido, há muito tempo conhecido. [Vol. 14 da coleção da Cia. das Letras, p. 275.]


Trata-se de um trauma, um sentimento, uma lembrança que se esconde no subconsciente, mas que em determinado momento começa a transbordar e manchar a realidade atual, encima desse conceito de Freud, que podemos dizer que a protagonista ainda dorme e meio que o jogo deixa isso entendido com os inimigos que enfrentamos.


Os Imps, são como crianças deformadas que atacam Jennifer durante o jogo, como se a puxassem ou segurasse-a para não avançar, ao longo do jogo, os Imps tentam impedir Jennifer de relembrar suas memórias perdidas. Nesse sentido, são alucinações de Jennifer; eles representam seu medo de descobrir a verdade. Jennifer comenta sobre isso, afirmando que seu 'coração fraco' é o que os atraiu. A maneira como eles se unem contra Jennifer em números pode simbolizar como Jennifer sentiu que as crianças do orfanato iriam conspirar contra ela e intimidá-la.


Os Imps eram originalmente criaturas de uma história assustadora que as meninas contaram no orfanato, relacionada a Wendy e Stray Dog, corria o boato de que eles varriam crianças travessas que não cumpriam suas tarefas. Os Imps adoram limpar, por isso carregam esfregões e vassouras e sequestram aqueles que não limpam.


Bem, com isso da para encerrar a parte do texto sobre o enredo, é bem nítido o porquê esse jogo foi tão problemático em 2006, a mídia ocidental não estava preparada para uma obra que tocasse em assuntos tão sensiveis, o jogo é adulto e discute/mostra cenas traumática e é por isso que eu o considero um trabalho tão importante e marcante, o combate é lento e frustrante, mas vale muito apena jogar.


Não comentei em outro tópico, porém vale falar que a trilha sonora desse jogo é magnífica, o compositor: Yutaka Minobe, conseguiu transmitir a atmosfera do jogo na musica, além de passar aquele charme dos anos 30, vou deixar alguma das minhas favoritas abaixo, fiz uma pesquisa sobre outros trabalhos dele para citar aqui, mas a lista é muito extensa, então vou deixa o IMDb dele, vale a pena dar uma olhada: https://www.imdb.com/name/nm1310760/









Um giz de cera vermelho brilhante, só para você

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page